
As aves da Lezíria que impediram o aeroporto no Montijo
"Novos estudos sobre a avifauna" levaram o ICNF a chumbar a Declaração de Impacto Ambiental para um possível aeroporto no Montijo.
"Novos estudos sobre a avifauna" levaram o ICNF a chumbar a Declaração de Impacto Ambiental para um possível aeroporto no Montijo.
Os novos líderes entraram agora na fase do espelho mágico. Perguntam-lhe quem poderá ser mais belo na governação sobre a terra. E quem dá mais e menos jeito ao adversário.
Pedro Nuno Santos fez parte de todos os governos de António Costa. Primeiro como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, ficou até conhecido por coordenar a formação da "geringonça", que lhe valeu a promoção a ministro das Infraestruturas e da Habitação em 2019.
Ângela Morgado, diretora da ANF/WWF, apela a que Portugal seja consistente quanto aos objetivos a que aderiu.
Como é que Portugal vai ser fiel aos compromissos que assumiu no COP15 e a estratégia paternalista anticorrupção.
Posição foi tomada na sequência de processo administrativo contra a construção do aeroporto no Montijo, apresentado pelo grupo de cidadãos Negociata - Ninguém Espera Grandes Oportunidades Com Investimentos Anti-Ambiente.
Nuno Ribeiro Canta diz que construção do aeroporto na margem norte "traria imensos benefícios à Península de Setúbal" e avança com a possibilidade da "criação de uma ponte rodoviária e ferroviária" para ligar o Montijo ao Barreiro.
Na "República das Bananas", como descreveu a IL, o PSD apelou ao primeiro-ministro a demissão do ministro Pedro Nuno Santos. À esquerda, fala-se apenas de "caos" da maioria absoluta.
O primeiro-ministro pediu a revogação do despacho, justificando que a "solução tem que ser negociada e consensualizada com a oposição".
O Governo decidiu avançar para já com um aeroporto complementar no Montijo. Mais tarde irá construir um em Alcochete, para "substituir" o aeroporto Humberto Delgado.
Sobre antigas e novíssimas doutrinas políticas, com significado mais ou menos “ideológico”. Umas reconhecem naturalmente o mundo conquistado. Outras querem conquistar o mundo
O Governo admite que, com a quebra no tráfego aéreo, "a solução dual composta pelo Aeroporto Humberto Delgado e o novo Aeroporto do Montijo deixou de ter a mesma pressão". Outras opções voltam a estar em cima da mesa.
"Vamos certamente crescer no Porto, vamos crescer em Faro e na Madeira, [...] mas o grande desafio é, será que podemos crescer em Lisboa?", questiona Michael O'Leary.
As sondagens mostram que há ainda muitos indecisos. Para o ajudar a decidir, a SÁBADO preparou um guia com o que fica desta campanha em relação a cada partido.
Além da extinção do financiamento público dos partidos, o MPT quer avançar com os Censos à comunidade portuguesa na diáspora. Recusaria quaisquer coligações com os partidos da esquerda, que considera terem provocado a crise política.
"Esta vai ser uma zona que, em 30 anos, vai estar inundada", frisou líder do PAN. "Portugal é um dos países que vai ser mais afetado pela crise climática."